
A Avenida Valbom é a mais importante rua do centro de Cascais, construída em 1894, ligando a estação de comboios ao centro da vila.
Sucederam-lhe, em 1896, a construção da Esplanada Príncipe Real D. Luís Filipe e, no ano de 1899, a inauguração da Avenida D. Carlos I, de acesso à Cidadela, e da iluminação a gás, a que sucederia, em 1900, o telefone. Nesta altura, a arquitectura era marcada pelo estilo de veraneio, uma vez que Cascais era a estância balnear das famílias abastadas da Capital.
O centro de Cascais é hoje uma zona bem organizada com grande parte das ruas pedonais e acesso direto às praias da Ribeira e da Rainha, à Baia de Cascais e ao Jardim Visconde da Luz, e a curta distância de todos as facilidades e equipamentos da cidade.
Cascais transformou-se em local de visita obrigatória de muitas individualidades internacionais de passagem por Portugal, afirmando-se a vila enquanto estância balnear perfeitamente consolidada, sob a designação de Riviera de Portugal.
"Deixa-me ser o silêncio da tua sede, a quietude de um campo abandonado, onde tudo é paz e entrega, e onde a respiração do mundo se faz num sussurro vagaroso. Aqui, onde as ondas se quebram e regressam sempre à mesma areia, aqui, no silêncio profundo, existe a serenidade que buscaste."
— António Ramos Rosa